Mercado biometano: o que minha empresa precisa saber para crescer limpa
27 de junho de 2024Como a destinação correta do lixo industrial contribui para o consumo e produção sustentáveis
11 de julho de 2024Sua empresa está pronta para enfrentar os desafios mais urgentes do planeta? Pode parecer uma pergunta ambiciosa ou inalcançável, mas com os ODS isso é totalmente possível!
Se você entende a importância de temas como descarbonização, desenvolvimento sustentável e preza pela responsabilidade socioambiental do seu negócio, esse artigo é para você.
O artigo abaixo pretende apresentar o que são os ODS, detalhar os 17 objetivos da ONU e mostrar como se relacionam com o trabalho da Bioo.
O que são os ODS?
Os ODS são ações globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, no qual os países-membros se comprometeram em implementar uma nova agenda para o desenvolvimento sustentável até 2030.
Ao todo, são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas compactuadas entre os 193 países signatários, que visam superar problemas importantes para a continuidade da humanidade e saúde do planeta.
Os principais propósitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são:
1 – Erradicar a pobreza extrema e a fome;
2 – Combater a desigualdade e injustiça;
3 – Conter as Mudanças Climáticas
Para superar os desafios, os ODS precisam ser implementados de forma integrada e inter-relacionada. Isso quer dizer que, uma transformação dessa magnitude não se faz só!
É importante enfatizar que os ODS são apenas orientações que conduzem empresas, governos e sociedades, portanto, espera-se que cada país defina suas metas conforme a sua realidade e necessidade.
Quais são os 17 ODS?
Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como eles buscam enfrentar os desafios mais urgentes do planeta:
- ODS 1 – Erradicação da pobreza: a meta principal desse objetivo é acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares. Espera-se que a pobreza seja reduzida pela metade até 2030, garantindo acesso à educação, saúde, alimentação, lazer, segurança e oportunidade de crescimento.
- ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável: o objetivo consiste em acabar com a fome, proporcionando segurança alimentar e uma melhor nutrição por meio de uma agricultura mais sustentável.
- ODS 3 – Saúde e bem-estar: assegurar saúde para toda a população e promover o bem-estar da mesma. Reduzir a mortalidade materna, o fim das mortes evitáveis de bebês e o combate a doenças transmissíveis e intransmissíveis são algumas das metas desse objetivo.
- ODS 4 – Educação de qualidade: além de garantir educação de qualidade para todos, desde à primeira infância ao ensino superior ou técnico, esse objetivo deve, também, ser inclusivo e equitativo.
- ODS 5 – Igualdade de gênero: além do empoderamento, esse objetivo visa alcançar a igualdade em todos os setores da sociedade. Mais que isso, é um apelo ao fim da violência e discriminação de todas as mulheres e meninas.
- ODS 6 – Água potável e saneamento: o manejo sustentável da água e o acesso universal e equitativo à água potável, segura e acessível para todos são algumas das metas desse ODS.
- ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir energia não-poluente, segura, barata e renovável são as principais preocupações que constituem esse objetivo.
- ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: a orientação é promover o desenvolvimento econômico, visando a inclusão, a sustentabilidade e a geração de empregos plenos e produtivos para todas as pessoas.
- ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: esse objetivo pretende construir infraestruturas resilientes e inclusivas, promover a industrialização sustentável e fomentar a inovação. Investir em pesquisas científicas e melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais são umas das metas.
- ODS 10 – Redução das desigualdades: assegurar renda às populações mais carentes, promover a inclusão social e política e a eliminação de leis discriminatórias são algumas das medidas acerca do tema.
- ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: promover cidades e comunidades mais seguras, resilientes a desastres, sustentáveis e inclusivas fazem parte das metas deste objetivo. Inclusive, reduzir os impactos ambientais na vida das pessoas, cuidando da qualidade do ar e promovendo a gestão segura de resíduos.
- ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis: a produção e o consumo sustentáveis são o foco deste objetivo. Dentre as ações, destaca-se o uso eficiente de recursos naturais, a redução do desperdício de alimentos, o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes.
- ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: esse objetivo tem o intuito de combater as alterações climáticas, com metas focadas na conscientização, sensibilização e educação das sociedades para mitigação dos impactos provocados por essas mudanças.
- ODS 14 – Vida na água: respeitar os ecossistemas marinhos e o uso sustentável dos oceanos por meio da redução da poluição e regulação da pesca, e preservar os recursos naturais fazem parte das metas deste objetivo.
- ODS 15 – Vida terrestre: a orientação desse objetivo é, principalmente, proteger, recuperar, promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e reverter os danos já causados ao ambiente. Além disso, visa também a proteção das florestas e da biodiversidade por meio do combate ao desmatamento.
- ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: o tema desse ODS é garantir justiça, segurança pública e promover paz e prosperidade para todos. Tomar medidas como reduzir a corrupção e todas as formas de violências são duas metas desse objetivo.
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: o último objetivo tem um teor mais institucional, pois ele pretende criar ações globais entre os países que auxiliem mutualmente na implementação dos ODS.
Parece muita informação, mas não se desespere! Para cada tipo de setor, tem um ou mais objetivo que auxilia nesse caminho rumo ao desenvolvimento consciente. E lembre-se: ninguém faz nada só!
Para estimular a sua busca: quem são os parceiros que podem fortalecer essa jornada? Quais práticas você já implementa no cotidiano do seu negócio? Elas podem ser melhoradas?
Qual a relação da Bioo com os ODS?
A Bioo se relaciona diretamente com os ODS em vários aspectos, seja na inovação sustentável da sua plataforma como no tratamento dos resíduos oriundos da agroindústria e na neutralização de gases do efeito estufa.
Por ser uma empresa de biossoluções 100% limpa para o tratamento de resíduos agroindustriais, o trabalho da Bioo é capaz de revitalizar o ar, regenerar a terra e revigorar o planeta.
Entenda de que forma as iniciativas e tecnologias da Bioo contribuem diretamente para a realização de alguns dos ODS.
- ODS 3 – Saúde e bem-estar
Ao neutralizar as emissões de gases nocivos ao meio ambiente, como o metano e o CO2, a Bioo colabora na redução da poluição do ar, bem como auxilia nas metas de descarbonização.
Por meio do tratamento seguro dos resíduos sólidos e orgânicos, a Bioo também atende as metas de aterro zero das corporações e contribui na redução da poluição da água e do solo.
- ODS 7 – Energia limpa e acessível
Energia renovável em toda a operação. Além de utilizar energia limpa, a plataforma da Bioo também produz gás natural renovável (biometano) e fertilizante biológico de qualidade.
- ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
A preocupação em aderir às legislações e aos rígidos padrões de biossegurança promove um ambiente de trabalho seguro para todos os trabalhadores. Ao mesmo tempo, a Bioo auxilia no desenvolvimento econômico do país com inovações e tecnologias modernas eficientes.
- ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura
As plataformas sustentáveis da Bioo falam por si só. As centrais de biodigestão tem uma infraestrutura sustentável, resiliente e garantem segurança no tratamento de resíduos.
- ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
As instalações sustentáveis da Bioo e o transporte seguro dos resíduos auxiliam na redução do impacto ambiental negativo e, consequentemente, melhoram a qualidade do ar e do solo.
- ODS 12 – Consumo e produções responsáveis
Esse é o objetivo que, talvez, seja o que mais se relacione com o trabalho da Bioo, pois são implementadas ações de eficiência dos recursos naturais, redução do desperdício de alimentos, cuidado com os resíduos sólidos, bem como diminuição da emissão de gases poluentes.
- ODS 13 – Combate às alterações climáticas
A política de zero emissões de gases nocivos ao meio ambiente, zero desperdício de matérias orgânicas, e a produção de energia renovável e bioprodutos que promovem a economia circular são algumas das características que auxiliam no combate à mudança climática e seus impactos.
- ODS 15 – Vida sobre a terra
A reciclagem de produtos, a neutralização de gases nocivos e a produção de gases naturais renováveis e fertilizantes orgânicos são algumas práticas sustentáveis que colaboram para a preservação dos ecossistemas terrestres.
Sem dúvidas, implementar os ODS geram um retorno positivo para além da imagem pública da sua empresa. É um comprometimento que beneficia a saúde do planeta, das pessoas e colabora com seu desenvolvimento econômico.
Quer saber mais sobre como funciona a gestão de tratamento de resíduos da Bioo? Leia o artigo A bioo é uma usina de compostagem? Entenda a diferença!